Saiba mais sobre clareamento dental

Na sociedade atual, consciente da importância de uma boa aparência, apresentar-se com um belo e contagioso sorriso tem sido um fator preponderante nas relações sociais e profissionais das pessoas.

Na estética do sorriso, dentes claros, e porque não dizer “branquinhos”, tornam-se um ponto fundamental, para quem está em busca do sorriso perfeito.

Quando por uma causa isolada ou a conjunção de vários fatores, este sorriso clarinho e jovial não está acontecendo, ou seja, está mal na foto, entra em cena o profissional especializado em estética bucal.

Este especialista lançará mão de suas habilidades técnicas e da tecnologia disponível e promoverá as modificações necessárias e possíveis no sorriso de cada paciente.

Causas das alterações de cor:

Os fatores que levam à descoloração dental podem ser classificados basicamente em dois tipos: intrínsecos (internos) e extrínsecos (externos). Entenda melhor no quadro abaixo

Fatores intrínsecos: Cáries, Tratamento de Canal, má formação dos dentes, uso de tetraciclinas, fluorose, traumatismo, idade e fatores genéticos;

Fatores extrínsecos: Fumo, café, placa bacteriana, bebidas com corantes e chás escuros.

Métodos usados para obter o clareamento dental

· Clareamento doméstico noturno – O paciente é orientado pelo profissional e com um aparelho especificamente construído para as suas arcadas associado ao agente clareador executará o processo clareador por duas semanas em casa enquanto dorme.

· Clareamento à Laser – É executado no consultório com supervisão do profissional, podendo ser associado ou não ao método anterior. Tem a vantagem de maior rapidez e conforto para o paciente.

· Facetas laminadas estéticas – Podem ser em porcelana ou resina fotopolimerizáveis. Estão indicadas, quando os métodos mais conservadores não resolvem o problema, ou quando se quer além de clarear mudar a forma e tamanho dos dentes.

Este último método é considerado o recurso infalível, sendo muito utilizado para criar os famosos sorrisos “capa de revista”.

É muito importante ressaltar que cada paciente deve passar por uma avaliação profissional criteriosa, para definir quais as causas das suas alterações dentais e qual o método mais indicado para o seu caso.

Como as alterações obtidas com o tratamento podem ser irreversíveis, é importante que o paciente se informe sobre o profissional que vai tratá-lo e só inicie o tratamento quando tiver total confiança no mesmo e no tipo de tratamento proposto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *